fbpx

Yoga: 7 informações que irão te surpreender e ajudar na prática

Yoga

Yoga: 7 informações que irão te surpreender e ajudar na prática

Sabemos que a yoga vem ganhando força no mundo ocidental já faz algum tempo. Mas você sabe como praticar esses exercícios tão revigorantes para a saúde?

A yoga proporciona saúde física e bem-estar espiritual, uma vez que que sua prática engloba técnicas da cultura indiana, e trabalha diversas áreas do corpo, de forma harmonizada.

Nas técnicas são trabalhados vários aspectos, como: técnicas de respiração, alinhamento, meditação, relaxamento e a postura, onde o foco e a concentração são essenciais.

A yoga auxilia no bom desempenho e no bom funcionamento de todo o corpo e mente, e é considerada um eficaz remédio contra o estresse, ansiedade e depressão, pois proporciona um ótimo relaxamento mental.

Além disso, a prática da yoga libera endorfina, alonga os músculos do corpo e proporciona tônus muscular e resistência.

Você poderá praticar na academia, no parque ou até mesmo em casa, basta colocar no chão um tapete de EVA e com um pouquinho de paciência e boa vontade o sucesso será garantido!

Por isso, para você que tem interesse em Yoga e não sabe ainda como começar, listamos 7 informações importantes que vão te ajudar a decidir pela prática e assim começar a ter uma vida muito mais saudável.

1 – Principais benefícios que a Yoga proporciona para o corpo

yoga benefícios corpo

  • Melhora a postura;
  • Emagrece;
  • Ajuda na saúde dos ossos;
  • Deixa os músculos fortes;
  • Aumenta a imunidade;
  • Melhora a corrente sanguínea;
  • Corrige a postura;
  • Ajuda na flexibilidade do corpo;
  • Previne dores nas articulações;
  • Diminui o açúcar no sangue;
  • Abaixa a pressão arterial;
  • Eleva a frequência cardíaca;
  • Ajuda na respiração;
  • Previne doenças do sistema digestório;
  • Controla o sistema nervoso;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Protege a coluna;
  • Regula as glândulas adrenais.

 

2- Principais benefícios que a Yoga proporciona para a mente

yoga benefícios mente

  • Proporciona felicidade;
  • Acalma a mente;
  • Melhora a autoestima;
  • Dá clareza à mente proporcionando melhores decisões;
  • Torna as pessoas mais conectadas com outras pessoas;
  • Mantém as pessoas longe das drogas;
  • Proporciona o autoconhecimento;
  • Beneficia os relacionamentos;
  • Ajudar a pessoa a cuidar de si mesma;
  • Alivia o estresse;
  • Alivia a ansiedade e a depressão.

3 – Onde praticar a Yoga

yoga onde praticar

Para quem é iniciante e ainda não sabe bem as técnicas, o ideal é que tenha um profissional capacitado, que possa dar instruções adequadas para o aluno.

Para quem tem disponibilidade de pagar uma academia, existem algumas que proporcionam esse tipo de aula. Com horários e dias exclusivos, basta se matricular em alguma da sua preferência, e começar imediatamente!

Para aqueles que preferem praticar ao ar livre e sem gastar muito ou gastando nada, existem locais e parques que organizam cursos, atividades, palestras, workshops e aulas de Yoga e meditação e logo abaixo listaremos os endereços para que você possa entrar em contato e saber mais sobre dias e horários.

CEBB São Paulo

O Centro de Estudos Budistas Bodisatva funciona de segunda a domingo em diversos horários. O centro possui uma programação voltada para meditação silenciosa, estudos budistas e a prática de yoga.

O espaço ainda oferece atrações como retiros de meditação, cursos livres e palestras. O custo vai desde contribuições voluntárias e algumas sugestões de valores.

Rua Maestro Cardim, 1024 – Paraíso

 Sesc São Paulo

O Sesc organiza uma série de atividades e programações relacionadas à prática da Yoga, Hatha Yoga, minicursos, entre outras atividades relacionadas à meditação.

É só conferir a programação no link para ficar por dentro dos horários, dias e custos. Geralmente abre de terça à sábado e as inscrições são feitas na central de atendimento da unidade escolhida.

Parque Ibirapuera

Avenida Pedro Álvares Cabral, snº, Vila Mariana

No Parque Ibirapuera também são realizadas atividades de várias instituições relacionadas à prática da Yoga e meditação. Caso você tenha interesse em acompanhar os projetos, é só clicar nos links e acompanhar as páginas de cada associação.

My Yoga 

Movimento Mais Flow 

Praticar em casa

A prática da yoga também pode ser feita em casa. Hoje em dia, existem muitos vídeos na internet que explicam as técnicas, passo a passo, e são de fácil entendimento.

Basta você dedicar um tempo, colocar uma música relaxante e até mesmo acender um incenso (caso goste), colocar um tapete ou tatame de EVA para obter o conforto necessário e mãos à obra!

4 – A escolha da roupa ideal

yoga escolha roupa

Para conseguir os melhores resultados, a escolha da roupa é essencial. Poder sentir conforto na hora da prática vai fazer muita diferença.

Roupas muito largas podem atrapalhar na hora dos movimentos, caindo diretamente no rosto durante as posturas invertidas e causar um desconforto.

O ideal é usar malhas de ginástica ou qualquer roupa confortável de ficar em casa. Na verdade, quanto mais simplicidade e conforto, maior as chances de obter sucesso na prática dos exercícios.

Os tecidos em lycra, elanca e malha são os mais indicados, pois esses materiais facilitam na hora do exercício. Uma dica é usar short curto e camiseta justa.

5 – O uso de acessórios para garantir conforto

yoga acessórios

O uso de alguns acessórios como almofadas, blocos e cintos podem garantir conforto e alinhamento na hora da prática da Yoga.

Por isso, alguns professores acreditam que o uso dos acessórios reforça os movimentos e canalizam os esforços do praticante. Outros orientam a usá-los apenas temporariamente para preparar o aluno para níveis mais exigentes.

Além disso, uma música suave também pode trazer tranquilidade e concentração, principalmente para iniciantes.

Mas, ouvir música e praticar Yoga depende muito do gosto e do nível de cada praticante.

Portanto, os que possuem mais experiência, geralmente gostam de praticar no silêncio.

Assim, podem desenvolver uma maior concentração interna, além da atenção aos sons da respiração e o alinhamento postural.

Também, a leitura de conteúdos relacionados às técnicas e ensinamentos da prática de Yoga também podem ajudar ao praticante a adquirir, cada vez mais, conhecimentos e o enriquecimento da experiência.

6 – Escolhendo o tapete ou “Mat”

yoga mat

Para a prática dos exercícios, geralmente são usados tapetes especiais ou o chamado “mat”.

Esse acessório é um dos itens mais importantes para a prática da Yoga, pois os exercícios são feitos nele.

Além disso, o tapete possui a função de diminuir, ao máximo, o impacto do corpo com o chão.

Assim, previne dores e lesões mais graves. Por isso é bom ficar atento às recomendações na hora de adquirir o seu!

Segundo especialistas, as dimensões do tapete são muito importantes e precisam estar de acordo com a altura da pessoa que irá usar.

Por isso, é necessário saber que, em posição deitada, os pés e a cabeça devem ficar dentro do tapete.

Além disso, a espessura também conta, e elas variam entre 3mm, 5mm e 8mm.

Os de 3mm ganham na leveza, porém, podem ser desconfortáveis para algumas pessoas, pois não são tão macios.

Os de 8mm são muito confortáveis, mas são pesados. Sendo assim, escolher o meio termo, ou seja, os de 5 mm são uma ótima opção!

Outro fator importante é, se o aluno irá praticar em casa ou irá carregar o tapete para outros lugares. Se for para praticar somente em casa, o ideal é que seja grande, como os mats de 2mX1m. Caso precise carregar o tapete, os modelos compactos são mais úteis.

7 – A limpeza do tapete ou Mat

yoga limpeza tapete

A limpeza do mat é essencial. Os pés descalços no tapete durante a prática dos exercícios fazem com que a pele descame, favorecendo o desenvolvimento de fungos e micoses, que causam doenças dermatológicas.

A limpeza do mat deve ser feita com um spray antisséptico e antifúngico, com um pano limpo e seco, para higienizar o material.

Evite usar detergentes abrasivos e químicos para garantir a durabilidade do seu tapete.

A cada 15 dias, é necessário lavar o tapete com água e sabão neutro, que não danificam a borracha. Além disso, no último enxague pode-se usar algumas gotas de óleo essencial ou vibracional de Tea Tree ou Melaleuca, que agem como desinfetantes, matando germes e bactérias.

Após a lavagem é imprescindível deixar secar bem, antes de enrolar.

Lembre-se sempre: a prática leva à perfeição. Portanto, ao menor sinal de dificuldade no aprendizado, continue e não desanime!   

A prática da yoga é simples e basta apenas vontade e paciência. Não esqueça que um dos principais objetivos é unir corpo, mente e espírito, conduzindo o praticante a um estado de paz, quietude e colocando-o em contato consigo mesmo.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e para saber mais sobre tapetes e tatames para a prática de esportes, você pode acessar O tipo ideal de tatame para cada esporte.   

 

 

 

Loja da Maria
Loja da Maria
contato@lojadamaria.com

A Loja da Maria foi criada em 2013 na cidade de São Paulo Capital através da sociedade entre o Srº Caio Olivieri e a Srª Nanci Olivieri. Empresa familiar com o objetivo de comercializar em todo o território nacional a utilização de Tapetes e Tatames e E.V.A. – Borracha de Etil Vinil Acetato em todas suas dimensões, espessuras e variações, de forma pontual e eficaz.

Sem Comentários

Adicione um Comentário