fbpx

Veja 5 brincadeiras para fazer em casa

Veja 5 brincadeiras para fazer em casa

Crianças pequenas têm uma energia que parece ilimitada. São inquietas, estão sempre à espera de diversão, desafio, emoção. Ficam facilmente entediadas e exigem dos pais e responsáveis muita disposição e criatividade.

Com a meninada em casa o tempo todo a coisa fica particularmente difícil. Então é preciso encontrar formas interessantes de entreter.

Além de fazer a alegria da criança, as brincadeiras também são o início da atividade intelectual; as habilidades cognitivas e sociais são amplamente desenvolvidas a partir do ato de brincar. Por isso as atividades lúdicas são essenciais no processo de crescimento; elas são o berço da inserção da criança no mundo.

Tendo em vista a necessidade e importância do brincar, vamos listar algumas brincadeiras para a garotada.

 

1 – Cabana

Com uma caixa de papelão ou com cadeiras e cobertores você pode montar uma cabana para divertir seus pequenos! Você pode preparar uma cama dentro da cabana e pode — por que não? — fazer uma festa do pijama!

 

2- Esconde-esconde

Uma brincadeira clássica! Toda criança gosta de se esconder e uma casa pode ter vários lugares para isso. As regras são assim: uma pessoa é o pegue, e ela deve contar dez vezes de acordo com o número de participantes (ex: 4 participantes = 40 vezes) num determinado ponto da casa enquanto os outros se escondem. As crianças que se esconderam devem despistar o pegue e “bater” no ponto em que este fez a contagem, contando até três e gritando seu nome para se salvar. O pegue, por sua vez, deve encontrar as pessoas e tocar nelas para eliminá-las. O último a ser pego se torna o pegue e o processo se repete.

 

3 – Fantoche de meia

Fazer fantoches de meia é uma ótima maneira de contar histórias e estimular a criatividade da criançada! É uma brincadeira simples mas muito produtiva.

 

4 – Batata quente

Forme um círculo com a família e coloque um dos participantes no centro do círculo com os olhos vendados. Os participantes devem passar a “batata” para a direita enquanto cantam “batata quente, quente, quente…” até o participante vendado falar “queimou”. Quem estiver com a batata quando for falado “queimou” perde e será o próximo a ir para o centro do círculo.

 

5- Massinha caseira

Misture 4 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 xícara de chá de sal, 1½ xícara de chá de água, 1 colher de sopa de óleo de soja ou girassol e corante comestível nessa ordem. Feita a massinha incentive a imaginação da garotada!

 

6 – Stop

Para as crianças maiores o stop é uma brincadeira muito interessante. Numa folha de papel, faça uma tabela com diferentes categorias, como “objeto”, “animal, “cor”, “fruta”, etc. Depois sorteie uma letra. Cada participante deve escrever um objeto, um animal, uma cor, etc, com a letra sorteada num espaço de tempo dado se o tempo terminar todos devem parar e os pontos serão contados, se alguém conseguir preencher todas as categorias, esta pessoa deve gritar stop. A contagem de pontos é feita da seguinte maneira: cada palavra vale dez pontos, porém, se dois participantes escreverem a mesma palavra, cada um soma cinco. Quem não escrever nada marca zero pontos. Vence quem somar mais pontos.

 

Para maior conforto, procure um piso confortável para brincar com os pequenos. Boa brincadeira!

Loja da Maria
Loja da Maria
contato@lojadamaria.com

A Loja da Maria foi criada em 2013 na cidade de São Paulo Capital através da sociedade entre o Srº Caio Olivieri e a Srª Nanci Olivieri. Empresa familiar com o objetivo de comercializar em todo o território nacional a utilização de Tapetes e Tatames e E.V.A. – Borracha de Etil Vinil Acetato em todas suas dimensões, espessuras e variações, de forma pontual e eficaz.

Sem Comentários

Desculpe, o formulário de comentários está desativado.