fbpx

Saiba quais cuidados tomar na hora de praticar exercícios físicos

Saiba quais cuidados tomar na hora de praticar exercícios físicos

Praticar exercícios físicos com certeza é uma escolha excelente.

Os benefícios das atividades físicas são bem conhecidos e todos devem fazê-las. Pelo menos alguns minutos por dia de caminhada, corrida, musculação ou esportes já ajudam a manter a saúde em dia.

Os exercícios melhoram a qualidade de vida, evitam doenças e promovem o bem-estar físico e mental.

No entanto, você deve tomar alguns cuidados para evitar prejuízos à saúde. Falaremos sobre alguns deles.

 

Consultar o médico

 

Você não pode, sobretudo se possui algum problema de saúde, praticar exercícios sem a orientação de um médico. Este é o primeiro cuidado que você deve tomar.

O médico avalia a sua condição e diz o que pode fazer e com qual intensidade e frequência. Além da opinião médica, você pode buscar um preparador físico e seguir suas recomendações.

 

Alimentação e hidratação

 

Um cuidado indispensável é se alimentar e se hidratar.

Você deve beber água antes e depois das atividades, e fazer pequenas pausas durantes os exercícios para repor a água perdida com o suor. O ideal fica entre 500 e 2000 ml por hora.

 

Antes dos exercícios você pode fazer a ingestão de carboidratos complexos, que você encontra em frutas como a maçã e a pera e depois de carboidratos de alto nível glicêmico, além de proteínas magras.

 

Aquecimento

 

O principal objetivo do aquecimento é elevar a temperatura do corpo e dos músculos e preparar o sistema cardiovascular para a atividade física.

 

O aumento da temperatura corporal acelera o metabolismo, e quanto mais rápido o metabolismo, mais rápidas são as reações químicas que garantem o desempenho na atividade física.

 

Além disso, a maior temperatura torna os músculos mais elásticos e previne lesões e rupturas

 

“Há também modificações importantes nas articulações” diz o professor de educação física Beto Carnevale, da USP; “as articulações aumentam a produção de líquido sinovial — o líquido que fica dentro das articulações —, tornando-se mais resistentes à pressão e à força.”

 

O aquecimento se divide em dois tipos: geral e específico.

Você faz o específico geralmente antes da prática de esportes. Ele se assemelha ao que será realizado durante a atividade que você praticará.

 

O geral busca estimular regiões específicas da musculatura para garantir irrigação e suprimento de oxigênio.

 

Conhecer os próprios limites

 

É fundamental conhecer o próprio corpo. Você precisa saber até onde você aguenta praticar sua atividade. É um cuidado importante que você deve tomar para evitar o cansaço extremo e lesões. Isso, no entanto, só se conhece praticando. 

 

Mas você pode superar seus próprios limites com disciplina e esforço. Pois praticar atividades físicas significa fazer movimentos constantes de superação. Tanto para o corpo quanto para a mente.

 

Não esqueça

 

Não esqueça, então, de consultar o médico, se hidratar e se alimentar, fazer aquecimento e observar seu próprio corpo. Mova-se, mas com cuidado.

Loja da Maria
Loja da Maria
contato@lojadamaria.com

A Loja da Maria foi criada em 2013 na cidade de São Paulo Capital através da sociedade entre o Srº Caio Olivieri e a Srª Nanci Olivieri. Empresa familiar com o objetivo de comercializar em todo o território nacional a utilização de Tapetes e Tatames e E.V.A. – Borracha de Etil Vinil Acetato em todas suas dimensões, espessuras e variações, de forma pontual e eficaz.

Sem Comentários

Desculpe, o formulário de comentários está desativado.