fbpx

Por que o karatê te torna uma pessoa melhor? Saiba

Por que o karatê te torna uma pessoa melhor? Saiba

Além de fortalecer o corpo, as artes marciais fortalecem a mente, ajudam a controlar as emoções e desenvolvem o Eu interior. Tudo porque as artes marciais possuem filosofias que as sustentam como práticas do corpo e do espírito. Falaremos um pouco sobre a filosofia do karatê.

 

A filosofia do karatê segundo Gichin Funakoshi

No karatê, por exemplo, o sufixo “kara” significa “livrar-se dos pensamentos maus e egoístas”. Para Gichin Funakoshi, o fundador do karatê shotokan, somente com uma consciência limpa se pode entender o conhecimento — isto é, a arte marcial — recebido.

O sensei (mestre) Funakoshi elaborou cinco princípios para o fortalecimento interior, eles são:

  • Esforçar-se para formação do caráter.
  • Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.
  • Criar o espírito do esforço e da perseverança.
  • Respeitar acima de tudo.
  • Conter o espírito de agressão.

Esses princípios mostram que a arte marcial é mais que uma técnica de combate: ela é, principalmente, um caminho para o crescimento interior.

Aprende-se com o karatê a lealdade, a sinceridade, a firmeza nos propósitos, o respeito e justiça. Um karateca deve usar sua força somente em situações necessárias. Ele deve evitar o conflito e utilizar seu controle emocional para afastá-lo.

Um karateca deve ser sobretudo leal ao seu mestre, que o recompensará com conhecimento. Esse conhecimento lhe trará a força física e moral.

O praticante deve ser assertivo, resiliente e não deve usar sua técnica de maneira errada.

O equilíbrio é fundamental para o karateca. Contendo o espírito de agressão, ele deverá saber sair das situações sem conflito, usando sua mente para se manter acima dos desentendimentos.

Ou seja, o karateca é uma pessoa dotada de capacidades corporais e mentais fora do comum, porque no seu treinamento ele aprende lições tanto para o corpo quanto para o espírito.

Todo esporte faz bem para o corpo e para a mente, mas uma arte marcial como o karatê traz importantes conhecimentos para o desenvolvimento pessoal com sua filosofia. Pratique e torne-se cada vez melhor!

Loja da Maria
Loja da Maria
contato@lojadamaria.com

A Loja da Maria foi criada em 2013 na cidade de São Paulo Capital através da sociedade entre o Srº Caio Olivieri e a Srª Nanci Olivieri. Empresa familiar com o objetivo de comercializar em todo o território nacional a utilização de Tapetes e Tatames e E.V.A. – Borracha de Etil Vinil Acetato em todas suas dimensões, espessuras e variações, de forma pontual e eficaz.

Sem Comentários

Desculpe, o formulário de comentários está desativado.