fbpx

Exercícios físicos para os pequenos em casa: saiba por que fazer e o que fazer

Exercícios físicos para os pequenos em casa: saiba por que fazer e o que fazer

Os exercícios físicos são importantes para os adultos e não é diferente para as crianças.

Para um crescimento saudável dos ossos e músculos, exercícios físicos devem ser praticados desde a infância, mas com cuidado, é claro.

Mesmo agora, com a criançada em casa, é possível colocar o corpo em movimento, combater o sedentarismo e ter uma vida mais saudável.

Saiba mais sobre a importância do exercício físico na infância e o que você pode fazer em casa.

 

Exercitar-se na infância

A criança só desenvolve suas capacidades físicas a partir do movimento. Ou seja, desde o início da vida, ela deve mexer seu corpo, andar, correr, pular.

Nos primeiros anos a criança não tem condições de fazer a maior parte dos exercícios. No entanto, a sua simples movimentação, mesmo que limitada, já é suficiente para o gasto de energia e bom crescimento.

Então é importante estimular os seus pequenos, incentivando-os a percorrer a casa, subir escadas, apostar corridas, entre outras atividades.

Se houver espaço, será ótimo construir um lugar onde as crianças podem se mover livremente, um lugar confortável e com o revestimento adequado.

 

Quais exercícios podem ser feitos?

Antes de tudo, devemos nos lembrar de que para a criança tudo é uma brincadeira. Isso quer dizer que a atividade física na infância é, em primeiro lugar, uma atividade lúdica, onde a criança desempenha papéis, experimenta o potencial do próprio corpo e, principalmente, se diverte.

Uma sugestão é criar circuitos para a criançada percorrer, com obstáculos (como cadeiras, por exemplo) e passagens (por baixo da cadeira) que exigirão uma movimentação diversificada, como correr, pular, escalar, agachar e engatinhar.

A partir dessa movimentação, se pode fazer muitas coisas — e com muitos benefícios.

As próprias crianças encontram caminhos para se exercitar, inventam brincadeiras cheias de movimento. Criatividade não falta nessa fase da vida.

Mas além das brincadeiras, isto é, dessa movimentação comum nas crianças que brincam, os adultos responsáveis podem orientá-las a fazer exercícios de aquecimento e alongamento.

Os exercícios de aquecimento e alongamento ajudarão no desenvolvimento muscular, além da melhora das capacidades respiratórias.

Outro exercício divertido e benéfico é pular cordas, que desenvolve reflexo e respiração.

Cuidados

Mas não é qualquer exercício que serve para crianças. Além disso não se pode fazê-los de qualquer forma.

Musculação não é uma atividade recomendada, pois pode machucar e prejudicar o crescimento.

Também deve-se tomar cuidado com a intensidade dos exercícios, uma vez que a resistência das crianças é diferente de um adolescente ou adulto.

 

Coloque as crianças para mexer!

No geral, os exercícios são ótimos para crianças, e é importante, neste momento, não deixá-las o tempo todo paradas. Coloque as crianças para mexer!

Loja da Maria
Loja da Maria
contato@lojadamaria.com

A Loja da Maria foi criada em 2013 na cidade de São Paulo Capital através da sociedade entre o Srº Caio Olivieri e a Srª Nanci Olivieri. Empresa familiar com o objetivo de comercializar em todo o território nacional a utilização de Tapetes e Tatames e E.V.A. – Borracha de Etil Vinil Acetato em todas suas dimensões, espessuras e variações, de forma pontual e eficaz.

Sem Comentários

Desculpe, o formulário de comentários está desativado.