fbpx

Como o tatame pode unir as crianças aos seus pais?

As artes marciais podem unir pais e filhos.

Como o tatame pode unir as crianças aos seus pais?

Os aparelhos de comunicação, cada dia mais avançados, decerto aproximam as pessoas distantes. Mas, por outro lado, podem afastar as pessoas que vivem juntas. Cada vez mais entretidas com os recursos dos smartphones e tablets, as crianças parecem viver em um mundo reduzido aos limites da tela. Porém, claro, não precisa ser assim. O tatame pode unir as crianças aos seu pais.

Pois embora as possibilidades oferecidas pela tecnologia sejam muito atrativas, elas jamais terão a força de uma experiência real, sentida na superfície do corpo. Essa realidade vivida na pele é o laço que inevitavelmente une as pessoas que vivem sob o mesmo teto ou dentro da mesma comunidade.

Mas o que pode estreitar esse laço, de modo que as crianças aprendam a priorizar o relacionamento direto com o outro? O esporte é, sem dúvida, uma das atividades que fortalecem as ligações interpessoais. E entre elas, destacamos as artes marciais.

Neste texto falaremos sobre como o tatame pode unir as crianças aos seus pais.

O esporte significa união entre as pessoas que o praticam

O contato surgido das atividades em conjunto suscita a intimidade. O companheirismo só cresce através da colaboração e até mesmo da competitividade. Pais e filhos que praticam o mesmo esporte conhecem melhor uns aos outros, assim como bons amigos também são feitos numa academia.

Nas artes marciais aprende-se sobretudo o respeito pelo outro. Existe uma hierarquia constituída a partir da experiência de cada lutador e um senso forte de disciplina. As pessoas aprendem não apenas a seguir o mestre, mas também a serem solenes na presença dos mais velhos. O respeito e a disciplina no tatame farão a união entre pais e filhos.

A disciplina, para as crianças, pode ser a chave para um futuro responsável e organizado. No tatame, aprende-se a usar a força, mas acima de controlá-la e não usá-la para a violência. Aprende-se também a superar o próprio corpo em direção a uma existência mais forte.

É importante começar cedo

É importante começar cedo. Praticar artes marciais com os filhos desde cedo possibilita um contato maior com o desenvolvimento do corpo e da mente da criança. Assim, acompanha-se seu processo de crescimento, suas dificuldades e seus êxitos.

A intimidade surgida desse contato entre os corpos e as mentes é fundamental para uma relação boa numa família e numa comunidade. Começando na infância, internaliza-se melhor os princípios das artes marciais, que deverão servir de guia para uma vida adulta mais saudável, interna e externamente, e principalmente mais próxima das pessoas que mais importam.

Por que as artes marciais são indicadas para as crianças?

 

Loja da Maria
Loja da Maria
contato@lojadamaria.com

A Loja da Maria foi criada em 2013 na cidade de São Paulo Capital através da sociedade entre o Srº Caio Olivieri e a Srª Nanci Olivieri. Empresa familiar com o objetivo de comercializar em todo o território nacional a utilização de Tapetes e Tatames e E.V.A. – Borracha de Etil Vinil Acetato em todas suas dimensões, espessuras e variações, de forma pontual e eficaz.

Sem Comentários

Desculpe, o formulário de comentários está desativado.