fbpx

As técnicas de queda nas Artes Marciais

As técnicas de queda nas Artes Marciais

Em muitas artes marciais as quedas são inevitáveis. Isso faz com que muitas pessoas não pratiquem artes marciais por medo de cair e se machucar. Mas o que muita gente não sabe é que existem técnicas de queda. Essa arte de cair é chamada Ukemi e esse artigo falará o que é  e qual sua importância para esportes como o Judo e Jiu-Jitsu.

 

O que é Ukemi?

Ukemi waza é o termo usado para se referir às técnicas de queda nas artes marciais japonesas. Nelas aprende-se a cair nas quatro direções, isto é, para frente, para trás e para as duas laterais. Para cada direção existe uma técnica correspondente, como veremos agora.

  • Zenpo ukemi: Esse é o movimento de cair para frente. Nele joga-se o peso do corpo para frente e cai-se com as mãos espalmadas e o cotovelo flexionado.
  • Koho ukemi: É o movimento de cair para trás. Dobra-se os joelhos a fim de aproximar-se do chão e depois joga-se o corpo para trás.
  • Yoko ukemi: Aqui cai-se para um dos lados. A perna do lado no qual a técnica será realizada ergue-se ligeiramente e é direcionada para o lado oposto, enquanto o braço do mesmo lado desloca-se reto para a frente e espalma no chão. Simultaneamente à queda, levanta-se as pernas para a absorção do choque.
  • Mae kaiten ukemi: Com o corpo arqueado, cai-se sobre as costas do ombro e realiza-se um giro para frente, diagonalmente, terminando numa base. Esse tipo de movimento é usado para reduzir o impacto e movimentar o corpo com a energia do arremesso, para que assim se possa retornar à posição de luta.

Por que o Ukemi é importante?

O Ukemi é indispensável em qualquer arte onde existe queda. Uma queda de mal jeito pode lesionar o lutador e tirá-lo de combate, por isso saber cair é extremamente necessário. Além disso as quedas realizadas corretamente ajudam o lutador a retornar rapidamente e continuar luta. Assim como se aprende a derrubar, deve-se aprender a cair também. Boa luta!

Loja da Maria
Loja da Maria
contato@lojadamaria.com

A Loja da Maria foi criada em 2013 na cidade de São Paulo Capital através da sociedade entre o Srº Caio Olivieri e a Srª Nanci Olivieri. Empresa familiar com o objetivo de comercializar em todo o território nacional a utilização de Tapetes e Tatames e E.V.A. – Borracha de Etil Vinil Acetato em todas suas dimensões, espessuras e variações, de forma pontual e eficaz.

Sem Comentários

Adicione um Comentário