
15 fev As técnicas de queda nas Artes Marciais
Em muitas artes marciais as quedas são inevitáveis. Isso faz com que muitas pessoas não pratiquem artes marciais por medo de cair e se machucar. Mas o que muita gente não sabe é que existem técnicas de queda. Essa arte de cair é chamada Ukemi e esse artigo falará o que é e qual sua importância para esportes como o Judo e Jiu-Jitsu.
O que é Ukemi?
Ukemi waza é o termo usado para se referir às técnicas de queda nas artes marciais japonesas. Nelas aprende-se a cair nas quatro direções, isto é, para frente, para trás e para as duas laterais. Para cada direção existe uma técnica correspondente, como veremos agora.
- Zenpo ukemi: Esse é o movimento de cair para frente. Nele joga-se o peso do corpo para frente e cai-se com as mãos espalmadas e o cotovelo flexionado.
- Koho ukemi: É o movimento de cair para trás. Dobra-se os joelhos a fim de aproximar-se do chão e depois joga-se o corpo para trás.
- Yoko ukemi: Aqui cai-se para um dos lados. A perna do lado no qual a técnica será realizada ergue-se ligeiramente e é direcionada para o lado oposto, enquanto o braço do mesmo lado desloca-se reto para a frente e espalma no chão. Simultaneamente à queda, levanta-se as pernas para a absorção do choque.
- Mae kaiten ukemi: Com o corpo arqueado, cai-se sobre as costas do ombro e realiza-se um giro para frente, diagonalmente, terminando numa base. Esse tipo de movimento é usado para reduzir o impacto e movimentar o corpo com a energia do arremesso, para que assim se possa retornar à posição de luta.
Por que o Ukemi é importante?
O Ukemi é indispensável em qualquer arte onde existe queda. Uma queda de mal jeito pode lesionar o lutador e tirá-lo de combate, por isso saber cair é extremamente necessário. Além disso as quedas realizadas corretamente ajudam o lutador a retornar rapidamente e continuar luta. Assim como se aprende a derrubar, deve-se aprender a cair também. Boa luta!
Desculpe, o formulário de comentários está desativado.