
30 jan 10 dicas para se exercitar em casa e obter muito sucesso
Se exercitar em casa, para quem prefere não frequentar a academia, pode ser muito agradável e prazeroso e poderá trazer muitos benefícios.
A prática de exercícios físicos é, comprovadamente, uma forma de obter benefícios para a saúde, proporcionando corpo e mente saudáveis. Afinal de contas, quem não quer ter saúde e se sentir bem?
Muitas pessoas, não têm o hábito de fazer exercícios, mas gostaria de começar. Por isso uma boa forma de começar é se exercitar em casa.
Fazendo uma boa escolha de exercícios, associados à uma alimentação saudável, você poderá encontrar muitos benefícios para sua saúde.
Lembre-se sempre de seguir na internet, um perfil que tenha autoridade em treinos, profissionais qualificados e formados em educação física, além de pós-graduados em especialidades que você necessite. Isso é muito importante!
Para treinar em casa é preciso ter foco, contar com segurança e eficiência, e ter equilíbrio nos exercícios, por isso, vamos dar algumas dicas que podem te ajudar nessa empreitada.
1 – Faça aquecimento
Um dos pontos mais importantes de se exercitar em casa é o aquecimento. Ele protege as articulações, melhora o fôlego e ajuda a emagrecer.
Do mesmo modo, o aquecimento trabalha para que os músculos fiquem mais oxigenados, além de proporcionar maior fluxo sanguíneo, possibilitando maior desempenho nos exercícios voltados para o fortalecimento muscular.
Assim, vá com calma, você pode ir aumentando os batimentos cardíacos gradativamente evitando estresse no sistema cardiovascular.
Enfim: escolha uma aula de aquecimento antes de começar o treino. Você pode também usar uma esteira, bicicleta ergométrica (se possuir) ou ainda pular corda.
2 – Beba água
A hidratação é um dos fatores mais importantes quando for se exercitar em casa. Antes de começar o treino, beba água.
Durante o treino, de antemão tenha uma garrafinha com água. Vá consumindo aos poucos.
Durante a prática dos exercícios, o corpo sua e precisa ser reidratado. Isso melhora o desempenho no treino, gera mais disposição e tonifica os músculos.
Após o treino beba água para se restabelecer. Caso a malhação for intensa, consumir isotônicos e água de coco para repor os sais minerais é fundamental.
3 – Use roupas adequadas
Antes de mais nada, mesmo fora da academia, o uso de roupas adequadas pode proporcionar muitos benefícios.
Usar tênis apropriado para ginástica é uma das exigências para se obter a segurança desejada. Afinal, ele serve para amenizar impactos das atividades nas articulações, principalmente para treinos que precisem flexionar os joelhos.
O tênis adequado evita lesões e contusões, promovendo toda a segurança necessária para quem vai se exercitar em casa.
Do mesmo modo, outra recomendação importante é a questão roupa. Procure usar roupas leves, como calças legging ou bermudas especiais para ginástica, tops, blusas e camisetas de malhas leves, afinal de contas, conforto faz toda a diferença.
4 – Alongue-se
Definitivamente, o alongamento correto, é uma das partes fundamentais para se exercitar em casa e obter sucesso.
Procure alongar-se antes do treino para desenvolver flexibilidade e evitar lesões. Após o treino o alongamento evita o encurtamento muscular e previne dores musculares.
Além disso, corrige a postura e promove a autoconfiança.
5 – Evite distrações
Para se exercitar em casa é necessário ter foco, e a verdade é que as distrações estão por todo o lado.
Por isso, treinar em casa sem perder o foco, vai depender unicamente de você! Evite redes sociais, coloque o celular no mudo, avise as pessoas que moram com você, dessa forma, todos saberão que esse é o seu momento, e ele é sagrado!
Dica: se você costuma acordar cedo, aproveite para se exercitar enquanto todos ainda estão dormindo. Não existe barulho e dá para se focar completamente.
6 – Respire corretamente
A respiração é um dos pontos mais importantes para se exercitar em casa. Ela auxilia na intensidade dos exercícios, mantém a concentração e assim, evita dores e desconfortos.
Em suma, é através da respiração que oxigenamos o nosso corpo, levamos os nutrientes para as células, recarregando os níveis de energia e liberamos o gás carbônico.
Assim, a respiração correta, reduz a tensão nos músculos respiratórios, a ansiedade e promove sensação de relaxamento. Melhora o foco e amplia a percepção, além de ajudar a reduzir níveis de estresse.
Dica: procure exercícios de respiração e aprenda-os antes mesmo de começar a se exercitar. Você verá que existem várias técnicas específicas para cada tipo de atividade física.
7 – Tenha rotina
Uma dica extremamente importante é ter uma rotina nos treinos e alternar os músculos a serem trabalhados.
Por exemplo, um dia você vai treinar pernas e glúteos, no outro, abdômen, costas e braços. Logo, o princípio básico é alternar membros superiores e inferiores.
Uma rotina de treinos correta, propõe a ordem dos treinos a serem feitos, dias de descanso, intercala dias mais intensos com menos intensos para estimular seu metabolismo e faz com que seu corpo e seus músculos evoluam.
Procure por programas que tenham esse embasamento, para que você obtenha resultados consistentes.
8 – Treine no seu nível
Começar a se exercitar em casa pode parecer difícil, mas com a constância, a prática dos exercícios começa a parecer mais fácil.
Porém, muitas pessoas sedentárias, começam a treinar, sentem-se bem e procuram mudar o nível iniciante, o mais rápido possível.
Lembre-se sempre de não pular as aulas do nível iniciante para o intermediário, sem que tenha passado por todas as fases.
Caso você ainda não possua uma rotina de treinos, espere de 4 a 8 semanas para mudar de nível. Observe seu corpo e respeite seus limites.
Assim, você torna seu exercício muito mais seguro e com menos chance de lesões.
Existem outras maneiras de se exercitar sem ter que frequentar a academia. Exercitar-se fora da academia, traz os mesmos benefícios e proporcionam a vantagem da liberdade de escolha de local e horário.
Para se exercitar em casa, o importante é fazer a atividade que mais gostar e o primeiro passo é identificar o seu perfil.
Aqueles que preferem o silêncio, obtendo um momento de reflexão, podem optar por caminhadas e corridas em parques ou na rua.
Para os que gostam de fazer amizades e ter gente ao redor, poderá praticar exercícios em grupos. Aproveite o ar livre! Caminhe, vá correr, faça dança, faça Yoga e seja feliz!
Desculpe, o formulário de comentários está desativado.