fbpx

10 dicas para se exercitar em casa e obter muito sucesso

exercitar em casa

10 dicas para se exercitar em casa e obter muito sucesso

Se exercitar em casa, para quem prefere não frequentar a academia, pode ser muito agradável e prazeroso e poderá trazer muitos benefícios.

A prática de exercícios físicos é, comprovadamente, uma forma de obter benefícios para a saúde, proporcionando corpo e mente saudáveis. Afinal de contas, quem não quer ter saúde e se sentir bem?

Muitas pessoas, não têm o hábito de fazer exercícios, mas gostaria de começar. Por isso uma boa forma de começar é se exercitar em casa.

Fazendo uma boa escolha de exercícios, associados à uma alimentação saudável, você poderá encontrar muitos benefícios para sua saúde.

Lembre-se sempre de seguir na internet, um perfil que tenha autoridade em treinos, profissionais qualificados e formados em educação física, além de pós-graduados em especialidades que você necessite. Isso é muito importante!    

Para treinar em casa é preciso ter foco, contar com segurança e eficiência, e ter equilíbrio nos exercícios, por isso, vamos dar algumas dicas que podem te ajudar nessa empreitada.

1 – Faça aquecimento

se exercitar em casa

Um dos pontos mais importantes de se exercitar em casa é o aquecimento. Ele protege as articulações, melhora o fôlego e ajuda a emagrecer.

Do mesmo modo, o aquecimento trabalha para que os músculos fiquem mais oxigenados, além de proporcionar maior fluxo sanguíneo, possibilitando maior desempenho nos exercícios voltados para o fortalecimento muscular.

Assim, vá com calma, você pode ir aumentando os batimentos cardíacos gradativamente evitando estresse no sistema cardiovascular.

Enfim: escolha uma aula de aquecimento antes de começar o treino. Você pode também usar uma esteira, bicicleta ergométrica (se possuir) ou ainda pular corda.

2 – Beba água

se exercitar em casa

A hidratação é um dos fatores mais importantes quando for se exercitar em casa. Antes de começar o treino, beba água.

Durante o treino, de antemão tenha uma garrafinha com água. Vá consumindo aos poucos.

Durante a prática dos exercícios, o corpo sua e precisa ser reidratado. Isso melhora o desempenho no treino, gera mais disposição e tonifica os músculos.

Após o treino beba água para se restabelecer. Caso a malhação for intensa, consumir isotônicos e água de coco para repor os sais minerais é fundamental.

3 – Use roupas adequadas

se exercitar em casa

Antes de mais nada, mesmo fora da academia, o uso de roupas adequadas pode proporcionar muitos benefícios.

Usar tênis apropriado para ginástica é uma das exigências para se obter a segurança desejada. Afinal, ele serve para amenizar impactos das atividades nas articulações, principalmente para treinos que precisem flexionar os joelhos.

O tênis adequado evita lesões e contusões, promovendo toda a segurança necessária para quem vai se exercitar em casa.

Do mesmo modo, outra recomendação importante é a questão roupa. Procure usar roupas leves, como calças legging ou bermudas especiais para ginástica, tops, blusas e camisetas de malhas leves, afinal de contas, conforto faz toda a diferença.

4 – Alongue-se

se exercitar em casa

Definitivamente, o alongamento correto, é uma das partes fundamentais para se exercitar em casa e obter sucesso.

Procure alongar-se antes do treino para desenvolver flexibilidade e evitar lesões. Após o treino o alongamento evita o encurtamento muscular e previne dores musculares.

Além disso, corrige a postura e promove a autoconfiança.

5 – Evite distrações

se exercitar em casa

Para se exercitar em casa é necessário ter foco, e a verdade é que as distrações estão por todo o lado.

Por isso, treinar em casa sem perder o foco, vai depender unicamente de você! Evite redes sociais, coloque o celular no mudo, avise as pessoas que moram com você, dessa forma, todos saberão que esse é o seu momento, e ele é sagrado!

Dica: se você costuma acordar cedo, aproveite para se exercitar enquanto todos ainda estão dormindo. Não existe barulho e dá para se focar completamente.

6 – Respire corretamente

se exercitar em casa

A respiração é um dos pontos mais importantes para se exercitar em casa. Ela auxilia na intensidade dos exercícios, mantém a concentração e assim, evita dores e desconfortos.

Em suma, é através da respiração que oxigenamos o nosso corpo, levamos os nutrientes para as células, recarregando os níveis de energia e liberamos o gás carbônico.

Assim, a respiração correta, reduz a tensão nos músculos respiratórios, a ansiedade e promove sensação de relaxamento. Melhora o foco e amplia a percepção, além de ajudar a reduzir níveis de estresse.

Dica: procure exercícios de respiração e aprenda-os antes mesmo de começar a se exercitar. Você verá que existem várias técnicas específicas para cada tipo de atividade física.

7 – Tenha rotina

se exercitar em casa

Uma dica extremamente importante é ter uma rotina nos treinos e alternar os músculos a serem trabalhados.

Por exemplo, um dia você vai treinar pernas e glúteos, no outro, abdômen, costas e braços. Logo, o princípio básico é alternar membros superiores e inferiores.

Uma rotina de treinos correta, propõe a ordem dos treinos a serem feitos, dias de descanso, intercala dias mais intensos com menos intensos para estimular seu metabolismo e faz com que seu corpo e seus músculos evoluam.

Procure por programas que tenham esse embasamento, para que você obtenha resultados consistentes.

8 – Treine no seu nível

se exercitar em casa

Começar a se exercitar em casa pode parecer difícil, mas com a constância, a prática dos exercícios começa a parecer mais fácil.

Porém, muitas pessoas sedentárias, começam a treinar, sentem-se bem e procuram mudar o nível iniciante, o mais rápido possível.

Lembre-se sempre de não pular as aulas do nível iniciante para o intermediário, sem que tenha passado por todas as fases.

Caso você ainda não possua uma rotina de treinos, espere de 4 a 8 semanas para mudar de nível. Observe seu corpo e respeite seus limites.

Assim, você torna seu exercício muito mais seguro e com menos chance de lesões.

Existem outras maneiras de se exercitar sem ter que frequentar a academia. Exercitar-se fora da academia, traz os mesmos benefícios e proporcionam a vantagem da liberdade de escolha de local e horário.

Para se exercitar em casa, o importante é fazer a atividade que mais gostar e o primeiro passo é identificar o seu perfil.

Aqueles que preferem o silêncio, obtendo um momento de reflexão, podem optar por caminhadas e corridas em parques ou na rua.

Para os que gostam de fazer amizades e ter gente ao redor, poderá praticar exercícios em grupos. Aproveite o ar livre! Caminhe, vá correr, faça dança, faça Yoga e seja feliz!

Loja da Maria
Loja da Maria
contato@lojadamaria.com

A Loja da Maria foi criada em 2013 na cidade de São Paulo Capital através da sociedade entre o Srº Caio Olivieri e a Srª Nanci Olivieri. Empresa familiar com o objetivo de comercializar em todo o território nacional a utilização de Tapetes e Tatames e E.V.A. – Borracha de Etil Vinil Acetato em todas suas dimensões, espessuras e variações, de forma pontual e eficaz.

Sem Comentários

Adicione um Comentário