O que é E.V.A.?

Em meados da década de 70, o couro era o principal material usado, na fabricação de calçados para a indústria. Essa utilização ao extremo culminou na já esperada escassez do produto e, como consequência, no aumento significativo do seu preço. Estava montado o cenário para uma crise sem precedentes na indústria calçadista mundial.

Foi então que, buscando por novas alternativas que suprissem a recente carência de couro, a indústria se reinventou e resolveu apostar num material ainda pouco conhecido, mas já com mais de 20 anos de vida: O Etileno Acetato de Vinila, ou E.V.A, como é mais conhecido, passou a ser usado no desenvolvimento de determinadas partes dos calçados.

A versatilidade e facilidade de manuseio que esse material copolímero* (surgido na década de 50, nos Estados Unidos) demonstrou foi tanta que, logo, ele estava sendo usado para uma infinidade de aplicações diferentes, em vários segmentos industriais, se tornando um dos componentes da indústria de melhor custo-benefício, até hoje!

Atualmente, sua utilização rompeu a barreira dos calçados e encontra espaço em todos os segmentos da indústria, desde assoalho para kombi, barco, palmilha de sapatos ou tênis, painéis para decoração de festas, pisos em áreas gerais, áreas infantis, playground, festas, academias, lutas, artesanatos, desenhos escolares, revestimentos e decoração de palcos e teatros, artesanato em geral, área de terapia ocupacional, confecção e fantasias, preenchimento de objetos e superfícies, barra para colchas, brindes e lembrancinhas, jogos pedagógicos, revestimento de chão de quarto, sala e etc.

É também utilizado para o segmento calçadista e encontra espaço em todos os segmentos da indústria, desde pequenos brinquedos, tatames para academia, brindes, materiais escolares, domésticos, artesanais e civis, até equipamentos esportivos, entre outros. Além disso, diversas novas aplicações foram descobertas ou melhoradas, nele, com o tempo. É o que acontece, por exemplo, com sua facilidade de conformação, que é a capacidade do E.V.A em ser moldado do jeito que se deseja. Ou sua resiliência, que produz o chamado “efeito memória”, quando o material pode ser manuseado de diferentes maneiras, voltando para o seu estado original, após o uso, sem sofrer com amassos ou demais desgastes.

Confira nossa linha de produtos!