O tipo ideal de tatame para cada esporte

Capa Tipo ideal de tatame para cada esporteNo começo da história, o tatame era originalmente usado no revestimento de pisos das casas japonesas, porém, atualmente, sua utilização ganhou novas possibilidades e costumes, como o tatame para esportes feito exatamente para essa finalidade.

O tatame para esportes é utilizado tanto pela sua alta capacidade de absorção, quanto por ser uma superfície firme para se pisar, de maneira que a movimentação dos esportistas não seja comprometida.

Como funcionam as principais modalidades

Na postagem, A importância do tatame na prática de esportes já falamos do quanto o tatame em E.V.A. é importante para garantir a segurança e o conforto, a fim de absorver impactos. Agora, você sabe qual o tipo ideal de tatame para cada esporte? Se você está pensando em montar a sua área esportiva, seja em sua casa ou em estabelecimentos como academia ou escola, e não sabe por onde começar, tente entender como funciona cada modalidade e saber se seu nível de impacto é alto ou baixo, pois isso é um fator determinante na hora de escolher o melhor revestimento para a prática de esportes.

  • Homens lutando KaratêKaratê: Uma técnica de defesa que consiste em golpes e bloqueios com as mãos e os pés, e que trabalha principalmente a melhoria dos reflexos rápidos e o equilíbrio. O tatame para esportes ideal para esta prática é o de 100x100x20mm ou até mesmo o de 100x100x30mm, sendo que a área de competição deve conter 10x10m, com espaço de segurança de 1 metro de largura, geralmente na cor azul; a área de perigo com 8 metros no total, geralmente identificada pela cor vermelha, e em volta da área interna de luta com 6 metros na cor azul, formando uma extensão perfeita para a área de apresentação dos golpes.
  • Judô: Muito parecido com o Karatê, ele possui como princípio a inteligência sendo mais importante que a força física. O objetivo é derrubar e imobilizar o adversário por, no mínimo, 30 segundos, e para aguentar a pressão desses constantes golpes articulados no chão, o tatame para esportes de 100x100x30mm é a melhor opção. Na montagem da área, eles devem ser dispostos para formar uma extensão total de 14 a 16 metros, onde dentro deve constar a área de segurança de 3 metros de largura. Para a área de combate, o padrão é entre 8 a 10 metros e para a área de perigo e borda de 1 metro de largura.
  • Taekwondo: É uma forma de luta em que se prioriza a execução de pontapés sobre o uso dos punhos, e para evitar ferimentos graves, os participantes devem usar equipamento de proteção. O tipo de tatame recomendado para o esporte é o de 100x100x30mm. A área de competição é formada pela área de combate e área de segurança, seguindo a formação quadrada de 8x8m, sinalizando e marcando com cores diferentes a área de combate e em volta a área de segurança, formando uma borda ao redor da primeira área com largura de 2 a 4 metros.
  • Jiu-Jitsu: É lembrado com uma versão mais intensa que o Judô, seu principal objetivo é imobilizar o seu adversário através de golpes nas articulações, principalmente braço e tornozelo, e estrangulamentos. Uma das principais características do Jiu-Jitsu é utilizar a força e o peso do seu próprio adversário contra ele mesmo. Pensando nisso, recomenda-se o tatame para esporte de 100x100x40mm, que atende os golpes de solavanco e batidas sem que se deforme. A área é montada no formato quadrado, sendo a área de luta montada com 18 placas, e a borda de segurança externa com 14 placas.
  • Ginástica de baixo impactoGinástica de baixo impacto: Ginástica no geral é um esporte que trabalha a elasticidade do corpo e pode apresentar movimentos de alto ou baixo impacto. No caso da ginástica alternativa, que geralmente é praticada em academias, é uma modalidade de baixo impacto em que se inclui a yoga e o pilates, por exemplo. Para que seja possível praticar esse esporte de forma confortável para seu corpo, é indicado o uso de colchonetes em E.V.A. que são destinados propriamente para essa finalidade. Existem variados tamanhos e a escolha vai depender das medidas da pessoa que irá usar, levando em consideração a altura, sendo que nem a cabeça e nem os pés devem ficar de fora do colchonete.
  • Ginástica de alto impacto: Para as especialidades rítmica, acrobática, aeróbica e artística, é indicado o uso de um tatame para esporte mais espessos como o de 100x100x20mm ou até mesmo de 100x100x30mm para amortecer as possíveis quedas que podem acontecer durante as acrobacias sem que você se machuque, pois são consideradas modalidades de alto impacto. Em relação à montagem do solo, na ginástica aeróbica, suas dimensões são 10x10m. Já na ginástica acrobática, as dimensões do tablado são iguais as da modalidade artística, 12x12m. Por fim, na rítmica, o solo onde as ginastas realizam seus movimentos devem ser dentro das dimensões de 13x13m ou 14x14m.

Em um panorama geral, para esportes de alto impacto, recomenda-se sempre tatames com uma espessura maior, como os de 100x100x20mm – 100x100x30mm – 100x100x40mm, pois o contato com o chão está mais distante, evitando lesões. O que determinará a escolha por um deles será a intensidade dos impactos e a frequência de uso. Já para esportes de baixo impacto, o que se leva mais em consideração na hora da escolha é o fator conforto, para que não se gere dores posteriores por conta do contato constante com o chão duro.

Para isso, conte com a Loja da Maria! Nós temos os melhores acessórios para a prática de esportes e profissionais capacitados para orientá-lo na escolha dos materiais em E.V.A. para cada forma de utilização. E claro, o tatame para esporte ideal para você!

Conheça também a Loja Virtual da Maria através deste link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *