Como reutilizar sobras de E.V.A

Capa Como reutilizar sobras de tatamesSe você comprou este material para fazer algum trabalho específico, como revestir o chão ou as paredes de sua academia, escola ou sua casa e acabou ficando com algumas sobras de E.V.A, não jogue fora! Elas podem ter muita utilidade e ainda por cima, você ajuda na preservação do meio ambiente ao reutilizar um material que geralmente vai para o lixo e demora muito tempo para se decompor na natureza. Suas propriedades garantem uma manipulação fácil e segura, enquanto suas cores são ideais para “renovar” objetos comuns. Usando a criatividade é possível descobrir como reutilizar as sobras de E.V.A. produzindo ou decorando diversos objetos de forma artesanal e didática.

Reutilizando sobras de E.V.A em atividades didáticas

Sobras em atividades didáticasPodemos pensar em diversas formas de manter as crianças ocupadas realizando atividades artísticas que são ao mesmo tempo muito didáticas. Uma ótima opção é montar joguinhos pedagógicos para elas aprenderem brincando com as sobras de E.V.A, como um jogo da velha, jogo de damas ou um alfabeto personalizado colando-as em tampinhas PET. Outra ideia interessante é criar carimbos personalizados com as sobras de EVA com diversos desenhos e formas geométricas coladas em pedacinhos de madeira ou até mesmo tampinhas de embalagens que seriam descartadas.

E que tal a própria criança participar do processo de criação? Dessa forma, elas mesmas podem usar, por exemplo, as sobras de E.V.A. para fazer releituras de obras de arte, preenchendo os desenhos com colagem em mosaico. Experimente diversos suportes além de papel, como tapetinhos e telas de quadros que possam ser emoldurados. O resultado é lindo e as crianças adoram esse tipo de novidade. Afinal, existe uma forma mais legal de reconhecer o talento e dedicação da criança do que usar o objeto que ela mesma fez com tanto carinho?

Objetos renovados e novas utilidades

Puff Com preenchimento em evaSeguindo a mesma ideia dos mosaicos, podemos também resgatar ou dar uma nova cara aos móveis e objetos antigos da sua casa com as sobras de E.V.A, desde pequenos utensílios, como porta-retratos e tapetes, até móveis maiores, como mesas e banquinhos, fazendo lindos desenhos de mandalas. Outra utilidade em pequenos objetos para os pedaços que sobraram é fazer lembrancinhas diversas, como chaveirinhos, marca páginas, ímã de geladeira e também dar uma incrementada nos detalhes da capa de bloquinhos de papel, cartões, prendedores de roupa e ponteiras para lápis.

As sobras de EVA, por serem macias e maleáveis, também são ótimas para complementar o enchimento de almofadas, travesseiros, chaveiros e puffs ecológicos. O que pode dar um efeito muito divertido é usar plástico transparente para que o E.V.A. colorido fique aparente. Ótima dica para usar no cantinho da leitura, quarto de criança ou brinquedotecas.

Uma orientação geral é deixar os menores pedaços para fazer mosaicos ou enchimentos, enquanto os pedaços maiores podem ser utilizados para recorte de formas, como flores, corações e estrelinhas. Assim fica muito mais fácil de recortar e você faz ótimo uso dessas sobras de E.V.A menores sem desperdício.

De fato, o E.V.A proporciona uma infinidade de utilizações que evitam o desperdício e descarte sem necessidade, e mesmo que não haja interesse pelas sobras, há muitas comunidades de reciclagem e artesanato que se interessam pelo material, por isso é importante evitar jogá-lo no lixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *